
Eu nasci em Blumenau/SC (cidade vizinha) e passei toda a minha história visitando Pomerode, tanto as festas, como seus restaurantes, cafés e atrações turísticas. Mesmo assim, nesta última visita que fiz à cidade, percebi que ainda haviam muitos lugares a conhecer, e que a Cidade Mais Alemã do Brasil é muito maior do que imaginamos.
Percebi que em apenas um dia, não é possível desbravar tudo, e que para aproveitar 100% o passeio, recomendo o final de semana inteiro na Cidade. Com certeza vale a estadia!
Não é apenas o Centro da Cidade encantador, mas existem diversos cantos, alguns mais afastados, que nos trazem experiências incríveis e memoráveis.
Nesta matéria, tentamos compilar um pouco de tudo, passando por alguns pontos turísticos, parques, museus e até comércio local (como restaurantes, cafés, galerias e lojas).
Agora, que vocês já assistiram todo esse tour lindo que fizemos, vamos à sessão de fotos, registrando cada momento, contando um pouco sobre os lugares que estivemos.
Na entrada de Pomerode você já percebe o quanto a cidade é apaixonante, bem cuidada, limpa, e acolhedora.
Passeando pelas ruas da cidade, tanto centro como interior, você encontra construções enxaimel, inclusive foi definida a Rota do Enxaimel, com o maior acervo de construções assim fora da Alemanha.
Há alguns quilômetros do centro, está localizado o Museu do Imigrante, casa em que residia a tradicional Família Weege. A região é conhecida como Pomerode Fundos.
Vale muito a visita!
Um dos maiores atrativos de Pomerode é o Zoológico, o maior do Estado de Santa Catarina, com 1000 animais com mais de 240 espécies!
Além do Zoo, você poderá visitar lugares como o Museu do Automóvel e o Museu do Brinquedo, um acervo incrível de brinquedos que fizeram parte da nossa história. É um dos lugares mais nostálgicos e impressionantes.

{Foto feita com a amiga Gio na primeira visita que fiz ao Museu do Automóvel}
Para mim, qualquer passeio turístico envolve conhecer o comércio local. Acho muito interessante perceber a diferença de atendimento e produtos entre as cidades.
Assim que chegamos em Pomerode, já encontramos a Jolana e entramos. Depois fomos descobrir que é uma referência no comércio local, uma das mais tradicionais empresas, que conta com três lojas.
No Passeio Pomerano, visitamos a Energia Natural, uma franquia da marca que é sucesso nacional e uma empresa super responsável quando se trata de sustentabilidade.
Sei que vocês estão loucos por informações dos famosos cafés da cidade, afinal, Pomerode sem café com cuca não tem toda a graça.
Na estrada de acesso principal à cidade, você passa pela Brotland (mas na verdade não passa, estaciona o carro e vai conhecer), porque este lugar certamente não pode faltar no roteiro. Na verdade você pode começar o passeio por aqui.
A Feito Kakau também é demais! Uma loja de chocolates Prawer, vindos diretamente de Gramado/RS para adoçar a nossa região. a Casa é acolhedora, super “instagramável” e serve delícias para um café no local também.
E aqui sim eu posso dizer sem receio que estou em uma das Pizzarias que eu mais gosto da nossa região. A Tarthurel tem sabor único e um cardápio com combinações deliciosas.
Finalizo nossa matéria com uma foto no lindo Passeio Pomerano, porque me apaixonei pelo espaço e quero que vocês visitem o quanto antes.
Se você viveu outras experiências em Pomerode, divida com a gente.
E se ficou com dúvidas, estou aqui para ajudar.
Boa viagem!!