Da água para o fogo!

de

Se a moda é comer bem, fazer isso de forma mais saudável está super em alta. Com o final do inverno e início das estações mais quentes, primavera e verão, a preocupação em se alimentar melhor aumenta e a procura por ingredientes com menos gordura e mais leves também se torna acirrada. Mas o que comprar e como preparar?

Eis que nos deparamos com um dos protagonistas em se tratando de alimentação saudável: O Peixe! “Quem come peixe vive mais!”, já é um jargão que muitos colocam em prática diariamente. Vamos desvendar um pouco mais sobre eles, como se classificam, como e qual comprar, quais os benefícios e como prepará-los.

Podem ter aroma, sabor e textura muito variados, por isso é interessante perceber qual deles se encaixa melhor no seu preparo. De água doce ou salgada, magros ou gordos, carne clara ou escura, redondos ou achatados, tem peixe pra todo gosto.

Vamos à escolha do pescado!

Peixe fresco tem o cheiro muito suave, caso contrário pode ser indício de que esteja impróprio para o consumo. A carne deve apresentar uma textura firme, elástica e escorregadia. Visualmente, devemos observar a cor das guelras, que devem ser avermelhadas, e os olhos brilhantes e salientes, sem opacidade.

Peixes considerados mais gordos como salmão, atum e sardinha, tem uma grande concentração de ácidos graxos ômega-3, a tal “gordura boa”, e, segundo especialistas, devem ser consumidos ao menos duas vezes na semana, reduzindo com isso o risco a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, por exemplo, tanto para homens quanto para mulheres.

Filés grelhados com pouca gordura, assados inteiros, cozidos em posta ou até mesmo crus, os peixes são uma excelente opção para este público crescente e cada vez mais adepto a uma alimentação saudável.

Coma bem, coma mais peixe!

Tilápia grelhada com purê de batata doce com wasabi e shitake na manteiga

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

  • 600g de filé de tilápia
  • quanto baste de sal e limão para temperar os filés
  • 250g de batata doce
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de chá de wasabi (raiz forte)
  • sal
  • 120g de shitake in natura
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • pimenta moída na hora
  • salsa crespa ou cebolinha para decorar

Preparo:

Tempere os filés de peixe com sal e limão a gosto e reserve. Para o purê, cozinhe as batatas já descascadas em água e sal até ficarem ao ponto de serem amassadas, bem macias. Finalize amassando as batatas e adicione o leite, o wasabi e o sal a gosto, reserve. Doure o alho na manteiga e em seguida acrescente o shitake para dar uma leve refogada até que fiquem macios, tempere com sal ao final e reserve. Numa frigideira antiaderente grelhe os filés virando somente 1 vez quando já tiver dourado um lado do peixe. Depois de pronto o peixe, monte o prato com uma cama de purê e sobre ele os filés de peixe, acomodando ao lado o shitake refogado. Decore com um tempero verde e sirva.

Bom apetite!

Leia aqui a matéria anterior do Chef: “O que é Moda na Gastronomia“.

Comments

comments

0
6 Responses
  • lianesrosa
    setembro 28, 2013

    Nossa que delícia! A receita parece super fácil (não sei se consigo deixar o filé inteiro,sempre desmonta) mas vou tentar…Tbém nunca usei shitake e wasabi. Mas parabéns você faz pratos incríveis.

    • Rodrigo Gonzaga
      setembro 28, 2013

      Olá Liane
      Obrigado por prestigiar!
      Realmente é muito simples esta receita e super saborosa, além de ser uma refeição leve! Faça o teste e depois me conta se ficou bom ok, rs…bom final de semana.bj

  • madalena dresseno
    setembro 29, 2013

    Muito lindo e deve ser uma delicia, e é feito por você professor Rodrigo, deve ser perfeito, meus parabens.

    • Rodrigo Gonzaga
      setembro 29, 2013

      Oi Madalena, obrigado!! Faça sempre com amor…bjos

  • Fernanda Rosa
    setembro 29, 2013

    Olá, Chef!
    Parabéns por mais uma matéria incrível!
    Confesso que fiquei com água na boca, os pratos estão lindos e aparentemente super saborosos. Mas eu não sei se conseguiria fazer.
    Vou me aventurar com o auxílio da minha mãe, e te contamos depois como foi.
    Obrigada pelas dicas!!!
    Beijoss

    • Rodrigo Gonzaga
      setembro 29, 2013

      Oi Fer, obrigado!.. e logo aguardo vcs postarem a foto do prato então ok?!rs..não tem segredo! Mas se tiver dúvidas só dar um alô.
      Beijo

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado.