Mesa Posta – a arte de receber bem

de

Quem tem paixão por momentos e carinho especial pela família e amigos, normalmente vai se deixar levar pela arte de montar mesas. Uns dizem que é dom (um pouco pode até ser), mas eu gosto de dizer que é amor, prática e ousadia. Quando você começa a praticar, vai cada vez mais se envolvendo neste mundo. O preparo das recepções, a véspera desses momentos especiais, vai se tornando uma terapia e parte da celebração.

Eu vou contar um pouco de como começou a minha história com Mesa Posta para vocês.

Sempre fui aquela pessoa que gosta de unir amigos e a família. Desde criança me preocupo com a organização das festas em casa e sempre amei receber convites também.

Quando comecei a montar mesas, incomodava a minha mãe pedindo guardanapos em cores específicas, para harmonizar com o tema da recepção. Ela costurava por hobbie apenas roupas, e não entendia o quanto para mim, aqueles quadrados de linho com a sua bainha impecável eram especiais. Eu tentava incentivá-la a dedicar-se exclusivamente às peças para mesa, mas levei anos (mais de 10 anos acredito) para convencê-la.

Hoje, finalmente, a costura e criação de Jogos para Mesa virou seu negócio, e a paixão que eu carregava, se multiplicou. Liane Rosa se tornou uma marca, que colore as mesas, decora momentos e emoldura refeições. E não digo só jantares e refeições extraordinárias, eu digo momentos em família, de rotina mesmo, que fazem parte da realidade de cada um.

Como eu começo a construção de uma MESA POSTA? A mesa é um todo, cada item precisa harmonizar, inclusive com o tipo de encontro. Eu gosto de começar fazendo uma leitura dos convidados e do motivo do encontro. Por exemplo: jantar de amigas (o que elas gostam de saborear, que tipo de comida e bebidas servir…), e qual o estilo de mesa fazem sentido para esse grupo de amigas? A escolha dos jogos americanos, guardanapos e louças, precisam condizer com todos esses detalhes também.

Fica ainda mais divertido quando pensamos em um TEMA. Exemplo: mesa italiana, mesa de Páscoa, etc. A partir desta ideia, vou desenvolvendo cada passo.

 

Lembrando que: o tema e menu PRECISAM ser do agrado de todos os convidados. De nada adianta elaborar com maestria a recepção, se na hora do básico, falhamos. Deixar nosso convidado confortável e satisfeito será sempre o principal.

Pra ficar por dentro das regras básicas de mesa posta confira o vídeo a seguir:

Você tem o costume de se dedicar a montar mesas?

Compartilhe com a gente a sua experiência e qual mesa já fez parte da sua vida de forma inesquecível (em casa ou em outro ambiente)?

Comments

comments

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *