Preciso Saber: Decotes favorecem!

de
Imagens retiradas de outros sites.

Todos nós sabemos que existem diversos tipos de silhuetas. É até difícil comparar uma pessoa com a outra, somos únicos de forma intelectual e física. Difícil também é encontrar alguém que esteja super satisfeito com o seu corpo.
Ontem uma cliente me perguntou qual o “macete” mais prático e fácil para deixarmos o corpo visualmente equilibrado. Eu logo pensei: os diferentes tipos de decotes. O decote é uma arma maravilhosa para transformar o visual.

Primeiramente devemos definir o que nos incomoda e o que queremos valorizar. Depois, prestar muita atenção nas linhas do decote. “Para onde elas apontam? Têm direção horizontal ou vertical?”

Analisem as linhas dos decotes abaixo e as diferenças entre eles.

O decote Tomara-que-caia tem linha horizontal. Assim, dá a impressão de aumentar a parte superior do corpo (busto e ombros). Isso também ocorre com o decote Coração, que aumenta os ombros e dá ainda mais volume ao busto, por causa da sua forma arredondada.
Os decotes Canoa e Ombro-a-ombro continuam na mesma proposta dos anteriores: alargam a parte superior, pois apesar de não terem a linha completamente reta, a direção horizontal prevalece.
O decote em U equilibra o corpo dando volume ao busto e alongando a silhueta, por causa da profundidade do decote. Ou seja, quanto mais profundo, mais irá alongar. O decote Quadrado age da mesma forma, mas não tem um resultado tão evidente quanto os demais. Nestes dois modelos, é difícil determinar qual direção prevalece (horizontal ou vertical).
O decote em V alarga os ombros e valoriza o busto. A regra é a mesma: quanto mais profundo o decote, mais alongada estará a silhueta. O decote Frente-única tem efeito contrário: deixa os ombros mais estreitos.

Reparem que o decote em V e o decote frente-única são inversos. Enquanto o V tem o formato de um triângulo invertido, o frente-única é um triângulo perfeito com a ponta para cima. O que isso significa? O corpo que tem os ombros mais estreitos que os quadris fica mais proporcional com o decote em V, porque o V “abre” os ombros. O corpo de ombros largos e quadris estreitos se equilibra com o decote frente-única, porque a ponta do triângulo “fecha” os ombros.

Eu, por exemplo, tenho o corpo em forma acentuada de “pêra”. Ou seja, meus ombros são muito mais estreitos que meus quadris. Por isso, quero evidenciar e alargar a parte superior. Os decotes ideais para mim são tomara-que-caia, coração, canoa, ombro-a-ombro e em V. Todos estes porque aumentam a cabeça da pêra. Não mencionei o decote em U porque deixa a parte superior do meu corpo mais alongada, prefiro os decotes que apenas alargam os ombros.

Todas estas dicas podemos considerar também para as costas.

* Ilustrações por Fernanda Rosa

Comments

comments

0
10 Responses
  • Liane Rosa
    fevereiro 25, 2012

    Muito interessante a matéria. Aposto que muitas pessoas vão se beneficiar c/a explicação e parabéns Fernanda pelo empenho em fazer os desenhos, sei que não é tão fácil.

  • Queen B
    fevereiro 25, 2012

    Bem bacana, as vezes a gente fica em dúvida sobre o que fica melhor em cada corpo.. gostei! 😉

    Beijos

    • Fernanda Rosa
      fevereiro 27, 2012

      Oi, Bruna!
      Prestando atenção nessas linhas já fica mais fácil.
      Beijoss

  • André Santos
    fevereiro 25, 2012

    Fê, eu adorei o post.
    Dicas muito legais e essenciais.

    http://www.boletimdamoda.blogspot.com

    Abraço.

  • Oficina Chic
    fevereiro 25, 2012

    Ótimas dicas, adorei!
    Bjos, Gabi

  • Tati_Strange
    março 3, 2012

    Gostei sobre essa parte dos decotes. Porém, para mim que sou COMPLETAMENTE reta, muitos decotes ficam no mínimo… esquisitos hehehe

    Bom saber que temos gostos parecidos para decoração, eu tb piro nas coisas bonitinhas e retrôs * – * !!!

  • Marisa
    março 9, 2012

    Adorei o post!! super util 🙂 aprendi muita coisa!!
    **
    Marisa

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado.