Frutos do nosso mar…

de

Após um período de férias e muita pesquisa gastronômica, volto com força total e com saudades de colocar aqui minhas experiências e dicas para todos os leitores que apreciam a boa mesa. Um ótimo ano a todos!

Em nossa bela Santa Catarina, além de outros privilégios como nosso vasto litoral, temos um em especial, gastronomicamente falando, que é o fácil acesso a uma gama enorme de frutos vindos do nosso mar sempre muito frescos.

Camarão, lula, vieira, mariscos, ostras, polvo e por aí vai… De norte a sul do estado, mais precisamente pelo litoral, tive a oportunidade de provar alguns dos melhores lugares onde essas iguarias são preparadas com muito esmero e ao final da matéria indicarei alguns deles.

Antes de algumas dicas preciosas sobre lugares, falaremos, resumidamente, dos principais frutos do mar e suas particularidades na panela.

O camarão talvez seja o mais consumido, possivelmente por sua versatilidade na cozinha. De preparação rápida ele vai bem de qualquer jeito, ao bafo, alho e óleo, grelhado, fritinho, em molho, na moranga, nas saladas, e ficaria aqui citando uma infinidade de possibilidades com esse cara. A dica no cozimento é observar o tempo de cocção, que é muito rápido, e por isso é fácil deixar “passar do ponto” e se passa, ele fica borrachudo mesmo. Atenção ao adicionar o camarão na receita no momento certo, entrou no fogo e ficou rosado, está cozido!

Os mariscos seguem a linha de cocção rápida e também são versáteis. Podem ser servidos frios ou quentes, acebolados por exemplo, sozinhos ou acompanhando um prato, na casca ou fora dela, o importante é consumir sempre fresco e bem preparado.

Anéis de lula à milanesa encantam mesmo quem não é muito fã dessa iguaria. Seu preparo exige um pouco mais de tempo que os anteriores, de 4 a 10 minutos, dependendo do tipo do preparo. Podemos preparar a lula também inteira e recheada com uma farofa de camarões por exemplo, fica demais! Ela deve ficar macia ao morder e bem temperada. Sal, limão e azeite de oliva formam um belo trio para o tempero.

Com toda pompa que lhe cabe, a ostra tem seu lugar privilegiado no pódio das iguarias do mar. Para os que apreciam o sabor concentrado do mar consumi-la crua simplesmente com um limãozinho é uma boa pedida, acompanhada de uma cerveja bem gelada ou até mesmo de um bom vinho ou espumante. Se o sabor in natura não agrada muito, a ostra pode ser preparada gratinada e também à milanesa, ou com um bom molho pesto pincelado em cada concha. Seu consumo é menor que os outros frutos, devido ao valor elevado ou pela dificuldade de alguns lugares em servi-las frescas, isso é crucial.

Opções não faltam para agradar gostos e bolsos diferentes, priorize sempre o frescor do que está sendo preparado, pois os frutos do mar são sensíveis e se mal manipulados podem não fazer bem.

Vamos a algumas dicas de bons lugares para provarmos essas delícias.

Próximo a Porto Belo, numa localidade chamada Santa Luzia, fica situado a Petiscaria do Nelinho, lá o famoso marisco acebolado servido quente faz sucesso. Na rotatória de acesso a Perequê, vindo da BR 101 entre a direita na primeira saída da rótula e siga as placas, vale a pena.

Nos rumos do litoral sul do estado, a Guarda do Embaú reserva sabores especiais. O Big Bamboo é tradicional por lá, ponto certo de parada, e todos os pratos que provei do cardápio estavam deliciosos, inclusive tem indicação do Guia 4 Rodas.

Descendo um pouco mais paramos na charmosa Praia do Rosa e lá sim se respira gastronomia. Nos morros e nas ruelas de terra do Rosa é que estão os melhores e mais pitorescos restaurantes do litoral sul na minha humilde opinião. Por lá faltam dias para se provar de tudo. Culinárias diferentes causam tamanha indecisão na hora de escolher onde comer.

Destaques para o Fuxicos e Comidas em que há uma mistura das cozinhas espanhola e brasileira, lá provei um escondidinho de camarão com gorgonzola e filés de lula (isso mesmo) grelhados, muito bons. Fica na rua principal do centrinho do Rosa, não tem erro; e o ponto alto das experiências gastronômicas, o Lua Marinha, às margens da lagoa de Ibiraquera, quando você acha que está perdido lá está ele, o melhor polvo que já comi, com funghi e uvas passas acompanhado de risoto de maçã, simplesmente fantástico.

Haja fome para tantas delícias!!

Comments

comments

0
4 Responses
  • Jacqueline Rosa
    fevereiro 8, 2014

    Podem me achar louca rsrs mas acho frutos do mar coisas muito esquisitas rsrs são exóticos demais rsrsrs Mas curto um camarão (dos menorzinhos), um salmão, uma tainha assada, atum, sardinha (muito de vez em quando rsrs) fora isso, eca!!! rsrsrs

    Mas amei o post!

    Beijos

    • Fernanda Rosa
      fevereiro 9, 2014

      Jacque malucaaaaa!!! Como achar os frutos do mar seres esquisitos?? kkkkk
      Sou apaixonada por eles! 🙂
      Beijosss

    • Rodrigo Gonzaga
      fevereiro 10, 2014

      Bom Jacque, devagar vc vai se acostumando..rs. Mas são uma delícia né Fer?! Uma ótima semana!! Bjo

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado.