Festival Gastronômico de Pomerode – Noite de Lançamento

de

O Festival Gastronômico de Pomerode é um dos eventos mais tradicionais do Vale Europeu, em Santa Catarina. Em 2022, a programação acontece de 7 a 24 de julho e mantém uma das suas principais características: a criação de pratos inéditos e temáticos para os eventos. Este ano, com o tema Sabores de uma Rota Premiada, as receitas são inspiradas nas famílias que vivem na Rota do Enxaimel, que foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores do mundo para o turismo aliado ao desenvolvimento sustentável.

Para desenvolver os pratos, os gastrônomos dos 12 restaurantes participantes interagiram com famílias que vivem na região para conversar sobre as receitas trazidas pelos imigrantes, ingredientes e técnicas mais usadas.

Estes lançamentos são os destaques do cardápio, mas não os únicos: são mais de 80 opções no evento, entre as receitas mais servidas dos restaurantes participantes e pratos tradicionais do Festival Gastronômico de Pomerode. Há opções veganas, vegetarianas, sem lactose e sem glúten – o último sem garantia de que não haja contaminação cruzada.

Além dos 12 restaurantes, há ainda cervejas artesanais, carta de vinhos, chocolates e destilados premiados mundialmente. Tudo produzido em Pomerode (SC).

Conheça os pratos inéditos criados para o evento:

Trouxinha Alemã

O Restaurante italiano Funiculi Funiculá se inspirou na Família Kuglin para criar a trouxinha alemã: uma trouxinha de massa de panqueca recheada com o tradicional recheio de marreco, combinado com carne bovina e linguiça toscana, com base de creme de beterraba.

Costelinha Suína

O Biergarten Pomerânia se inspirou na Família Siewert e criou a Schweinerippchen mit Apfelbarbecue und Pommes Frites: costelinha de porco assada lentamente com molho defumado de maçã com o melado da Casa Siewert, servido com batatas rústicas crocantes.

Mini Bolo de Carne

Mon Cheri Bistrô desenvolveu um betrunkener falscher Hase: mini bolo de carne recheado servido com molho de vinho tinto e legumes, com um toque romeno e uma surpresa no recheio, inspirado na Família Rahn.

Pão de Milho

Currywurst inspirado na Casa Radünz criou o Schlachtteller: pão de milho com cará é feito na folha de bananeira, morcilhas branca e vermelha, queijo coalho grelhado acompanhado de melado de cana. Torresmo crocante e banana caramelizada com toucinho completam o prato.

Filet Mignon Suíno

Pop Up Burger fez um filet mignon suíno com molho roti e tomates frescos, com leve toque de nata e páprica doce, inspirado na Casa Wachholz.

Vaca Atolada no Enxaimel

Bierwein inspirado na família de Peter Riemer criou a vaca atolada no Enxaimel: costela bovina com mandioca cozidos lentamente servida em uma casinha feita com pão e aipim crispy.

Tilápia Empanada

O Bistrô D’Ccília se inspirou na família de Maikon Utech para fazer a tilápia empanada: peixe servido empanado com crosta crocante, acompanhado de purê de palmito, com tomate confitado e batatas salteadas na manteiga.

Escalopes de Mignon

A Wox Food desenvolveu escalopes de filet mignon com fondue de queijo, servidos com nhoque de taiá com molho de fondue de queijo preparado com vinho branco, alho, queijo fundido, parmesão, emmenthal e muçarela. Tudo inspirado Família Wachholz.

Eisbein

A Confeitaria Torten Paradies se inspirou na família de Fredolf Raduenz e fez Eisbein à pururuca: joelho de porco à pururuca, acompanhados de chucrute com especiarias, nhoque de batata, salsicha bock, molho, raiz forte e mostarda.

French rack de cordeiro

Barachetta Carnes Nobres fez cordeiro da Família Sabin: french rack de cordeiro marinado em ervas de Provence e vinho branco, acompanhado de maionese de batatas com ervas finas, picles artesanais e farofa de banana com bacon.

Língua Bovina

A Schornstein Kneipe, inspirado na família de Elia Maske criou a língua bovina recheada e assada ao forno com molho, acompanhada de Spätzle de espinafre.

Miolo de Alcatra

Bayern Grill se inspirou na Família Trettin para fazer um miolo da alcatra grelhado, servido com maionese de batata doce, farofa de bacon e banana, legumes assados e tomate cereja confitado, acompanhado de um molho de mostarda preta com mel.

Delícia, hein? Comenta aqui qual prato você ficou com vontade de experimentar primeiro.

Os meus preferidos foram a Trouxinha Slemã e a Costelinha de Porco (os dois primeiros mencionados aqui na matéria).

Amigos da Imprensa no Evento de Lançamento do Festival

Lembrete:

Festival Gastronômico de Pomerode
Data: 7 a 24 de julho de 2022
Horários: de segunda a sábado a partir das 18h, aos domingos das 11h às 16h
Local: Parque Municipal de Eventos de Pomerode (SC)
Ingressos: R$ 10,00 e moradores de Pomerode não pagam de segunda a quarta

Mais informações estão em www.instagram.com/festivalgastronomicopomerode.

 

Comments

comments

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *