Domingo de Páscoa

de

Não sei se estou errada, mas parece-me que com o passar dos anos, as celebrações e datas comemorativas vão perdendo gradativamente seu verdadeiro significado, e as pessoas acabam entrando no clima sem saber exatamente ao que estão celebrando.

Na Véspera de Páscoa, você chegou a pensar no que ela realmente significa? Independente de termos religião ou não, a datas comemorativas existem por relembrar algum episódio da nossa história. A Páscoa, especificamente, é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa, última semana da Quaresma (período em que os fiéis cristãos devem permanecer por 40 dias em constante jejum e penitências). As comemorações referentes à Páscoa começam na Sexta Feira Santa, onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no Domingo de Páscoa, que celebra a sua ressurreição.

O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul). E é por isso que a Páscoa não tem uma data fixa, é classificada como uma festa móvel, assim como todas as demais festividades que estão relacionadas a esta data, como o Carnaval, por exemplo.

A comemoração da Páscoa, no entanto, costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril.

A Páscoa é comemorada em vários países, principalmente aqueles com fortes influências do cristianismo. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Etimologicamente, o termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”.

E você já se perguntou porque alguns símbolos (como Coelho e os Ovos) estão relacionados à Páscoa?

IMG_7202

O coelho da Páscoa se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.

o-que-fazer-na-pascoa2

O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.

IMG_7199

Aqui em Santa Catarina, trouxemos a Osterbaum, tradição da Páscoa Alemã. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.

Existe época mais linda e própria para repensarmos nossas atitudes e nossos sentimentos? É tempo de renovar, realmente fazer ressurgir as coisas boas que o tempo nos fez esquecer.

Desejo uma FELIZ PÁSCOA a todos e suas famílias! <3

Beijos,

Fernanda

Comments

comments

0
1 Response
  • Raquel C. F. silva
    março 27, 2016

    Parabéns pelo texto, lindas fotos! Bjooo

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado.