Corretivos coloridos: você sabe como, quando e qual usar?

de

Todos vocês já devem conhecer, ou pelo menos ter visto que há algum tempo os corretivos para a pele ganharam novas cores, fugindo das tonalidades do nude, para tons como verde, amarelo, roxo, etc.

Mas vocês sabem o que fazer com tantas cores na palheta de corretivos, e para que cada uma delas serve? Eles foram criados para amenizar imperfeições em diferentes tons, aquelas que o corretivo tradicional sozinho não é capaz de esconder. Para uma maquiagem perfeita, é necessário aplicar o produto certo, no local certo e da maneira certa.

Como saber qual a cor ideal para cada mancha?

Para acertar, precisamos seguir a regra das cores opostas ou complementares. Ou seja, o somatório de duas cores deve resultar na cor “nude” parecida com sua pele (uma cor neutraliza a outra).

mapa-cores-complementares-ANA5

Por exemplo: o amarelo é a cor complementar do roxo. Isso significa que um corretivo amarelado pode esconder as marquinhas mais arroxeadas do rosto, que é o caso das olheiras.

Resumindo, as principais cores de corretivos são:

  • verde: neutraliza o vermelho da acne, vasos e cicatrizes;
  • lilás ou azul: disfarça tons amarronzados, como sardas e manchinhas de sol;
  • vermelho: única que foge um pouco à regra das cores complementares – cobre manchas brancas, ideal para quem tem vitiligo, pois repõe a pigmentação da pele;
  • alaranjado: para olheiras amarronzadas, geralmente as mais profundas;
  • amarelo: disfarça olheiras ou manchas na cor roxa.

Como aplicar?

Primeiramente, é importante escolher a cor do corretivo principal, que deve ser do mesmo tom da pele ou, no máximo, um tom abaixo. Com a pele limpa, você pode optar por aplicá-lo antes ou depois da base.

Alguns maquiadores apostam que a aplicação do CORRETIVO COLORIDO deve ser após o corretivo tradicional, outros acreditam na inversão desta ordem. Como não sou profissional da área, não quero dizer aqui o que está certo ou errado, até porque eu mesma aplico das duas maneiras quando vou me maquiar. Então você deve encontrar a maneira em que percebe o resultado da sua maquiagem mais perfeito (independente da ordem dos fatores).

Assim como você deve fazer com os corretivos tradicionais, dê batidinhas leves de dedo na área a ser coberta com o corretivo colorido. Use o dedo anelar: com ele, você usa naturalmente menos força. Nunca esfregue o produto, pois isso só vai deixar a área ainda mais em evidência.

Quais produtos comprar?

A dúvida que sempre existe: em que marca investir. Se você não costuma utilizar os coloridos, inicie comprando umas duas cores, no máximo. Depois, se perceber que está dando resultado, você investe em uma paleta completa.

Sou cliente da Tati Nicoletti – Mimos de Beleza e do Ronny Hair Design, profissionais que entendem muito deste universo beauty. Então, quando tenho dúvidas de que produtos comprar, recorro a eles.

Hoje as dicas são:

coretivos-coloridos2

{Paleta de Corretivos Atelier Paris e Corretivos Kryolan}

Me contem aqui, se já testaram algum destes e se costumam utilizar corretivos coloridos.

Comments

comments

1

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado.